Rompendo os Limites dos Sistemas Tradicionais – Aplicação de SOA no Ambiente da Automação

“As empresas sofrem constantes mudanças. Elas têm sido, cada vez mais, impelidas a reduzir seus custos para manutenção da competitividade e para melhor atender aos requisitos de mercado. Esta realidade cria, inevitavelmente, a necessidade de novas formas de gestão do empreendimento.

Independente do segmento industrial, cada empresa possui necessidades bastante específicas para serem preenchidas por seus sistemas e aplicativos. Se por um lado essa caracterírsica impede a adoção simples e imediata das novidades do setor de Tecnologia da Informação (TI), por outro ainda existem tantos pontos em comum que, cedo ou tarde, de forma pura ou adaptada, muitas das ferramentas e práticas utilizadas por TI são inseridas no ambiente industrial dentro do escopo da Tecnologia da Automação (TA).

Este artigo objetiva apresentar uma proposta relevante originada no universo de TI, o conceito de SOA (Service Oriented Architecture), e discutir alguns detalhes de sua adaptação para o ambiente de TA. Essa discussão inclui o detalhamento do conceito, a apresentação de alguns métodos de implementação e a descrição de um exemplo importante de aplicação que se beneficia do conceito SOA: Smart Grid para a área de gestão de energia.”

Leia na íntegra o artigo “Rompendo os Limites dos Sistemas Tradicionais – Aplicação de SOA no Ambiente da Automação” publicado na edição 165 da Revista Controle & Instrumentação. Para obter mais informações sobre as soluções que a Aquarius oferece para integração destes sistemas, acesse o nosso site.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>