Projeto InfoSCADA: aplicação da solução Proficy nos terminais e dutos operados pela Transpetro

Diante da abrangência da área geográfica da Transpetro identificou-se a necessidade de centralizar os dados de processo e fornecer esses dados para usuários corporativos. Para isso, foi necessária a implantação de uma ferramenta que trouxesse os dados dos sistemas supervisórios de campo, espalhados ao longo dos 49 terminais da Transpetro, para um único local, junto com os dados dos gasodutos e oleodutos, que estão no Rio de Janeiro, e também permitisse o acesso dos usuários da rede corporativa.

Dessa forma, a Transpetro criou o InfoSCADA, que é o seu PIMS (Process Information Management Systems) ou Sistema de Gerenciamento de Informação de Processo. O InfoSCADA suporta hoje 150.000 tags e tem 2.750 telas desenvolvidas no Proficy Portal, que permite acesso de 100 usuários simultâneos.

Uma das áreas que tem colhido grandes benefícios com a implantação do InfoSCADA é a manutenção, que com maior facilidade para acesso aos dados e acompanhamento de variáveis – como pressão, vazão e temperatura dos pontos notáveis – passou a ter melhores condições de atuar de forma preventiva na manutenção das bases operacionais

Leia o artigo: “Projeto InfoSCADA: aplicação da solução Proficy nos terminais e dutos operados pela Transpetro”, publicado na revista Petro & Química.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>