Os Sistemas de Informação da Indústria

São inúmeros os sistemas computacionais existentes hoje na indústria, cada qual criado separadamente, em momentos diferentes e com finalidades bastante específicas. Alguns deles foram criados dentro do meio administrativo e são geralmente gerenciados pela área de TI (Tecnologia da Informação) das empresas. Outros surgiram em meio ao chão de fábrica com objetivo de auxiliar os profissionais de TA (Tecnologia da Automação) nas tarefas relacionadas ao controle e à visibilidade do processo produtivo. Em áreas diferentes, como laboratórios e engenharia, surgiram mais alguns, com menor ou maior colaboração das equipes de TI e automação.

Com a evolução de cada sistema, houve um aumento considerável da complexidade e da abrangência de funcionalidades dos mesmos. Antes complementares, os sistemas passaram a convergir em termos de funções e de usuários. Surgia assim a necessidade de integração e de colaboração entre os sistemas de TA e de TI.

Leia na íntegra o artigo “Os Sistemas de Informação da Indústria”, publicado na Edição 147 da Revista InTech.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>