Métodos Computacionais para Otimização de Processos Metalúrgicos

Este artigo descreve e apresenta o estudo de uma metodologia de otimização de processos de controle, tendo por base valores históricos de operação. Para exemplificar esta metodologia, é utilizado como objeto de estudo um reator de alta temperatura, típico da indústria metalúrgica.

O levantamento do modelo de otimização é feito a partir do uso de ferramentas computacionais específicas, que permitem a maximização dos ganhos do processo e a minimização do uso de recursos. Estas ferramentas contemplam algoritmos genéticos, PCA (Principal Component Analysis), análise de correlação, lógica Fuzzy e árvores de decisão.

Passo a passo, a metodologia proposta neste artigo caminha sobre as seguintes fases: definição do problema, classificação de variáveis, preparação e visualização dos dados, modelamento do processo, análise do modelo resultante e estimativa dos benefícios.

Leia na íntegra o artigo “Métodos Computacionais para Otimização de Processos Metalúrgicos” apresentado no Congresso de Automação Industrial da ABM.

Para obter mais informações sobre as soluções que a Aquarius oferece para otimização de processos industriais, acesse o nosso site.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>