MES e eficiência de linhas de produção

Por: Edson Donisete da Silva

Melhora constante no processo produtivo. Aumento da qualidade do produto que é entregue ao cliente final. Redução nos custos de produção. Máquinas trabalhando com mais eficiência. Informação confiável que possibilite análise e planejamento estratégico. Que produtor, dado o cenário extremamente competitivo do mercado atual, não deseja ter todos esses diferenciais como marca de sua empresa?

Cada vez mais, indústrias do mundo todo – de grande, médio, ou mesmo pequeno porte – têm voltado sua atenção a essas necessidades. Controlar o processo, por si só, já não é mais o bastante. É necessário estreitar cada vez mais o caminho que separa a área corporativa do chão-de-fábrica, a fim de ampliar a capacidade produtiva da indústria, assim como a qualidade do que se produz. Conceitos de camadas de integração como o MES (Manufacturing Execution System), atrelados a conceitos já bem difundidos no ambiente industrial, como Lean Manufacturing e Seis Sigma, podem ajudar nessa tarefa crucial para o sucesso.

Leia o artigo completo aqui: “MES e eficiência de linhas de produção”.

+ sobre MES e + sobre a solução Proficy Plant Applications

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Captcha *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>