A Mudança no Papel do Operador

Tradução livre de Suelen K. Casagrande, Aquarius Software
Artigo da GE Intelligent Platforms: “The Changing Role of the Operator”

Engajar e apoiar o operador para o futuro com recursos avançados de software

Introdução

À medida que as empresas se esforçam para ganhar vantagem competitiva a partir de suas operações, a forma como os operadores executam o seu trabalho é alterada.

Evoluindo de puramente funcionais para altamente analíticos, os operadores tornam-se parte cada vez mais importante dos negócios de hoje, alterando de forma significativa os processos e a forma como as empresas operam, agregando mais valor do que nunca.

Enquanto os operadores do passado foram treinados para executar sua função de forma linear e para seguir continuamente o processo dentro das diretrizes estabelecidas, o papel do operador hoje tem evoluído significativamente com os avanços na tecnologia. Operadores são cada vez mais obrigados a participar além das funções e fronteiras tradicionais e colaborar dentro de um papel multifuncional para uma maior agilidade dos negócios.

Para aumentar a eficácia do operador, as mais recentes soluções de software permitem aos operadores aproveitar melhor as informações, tanto de rotina quanto de condições críticas para otimizar a tomada de uma decisão.  Há uma crescente necessidade de ferramentas que lhes permitam colher, conectar, analisar e agir sobre uma vasta quantidade de dados de operações em tempo real, que dê suporte para uma força de trabalho mais engajada e inteligente.

O OPERADOR DO PASSADO

 

As demandas manuais dos operadores de ontem exigiam um profundo conhecimento do processo e da operação dos equipamentos, bem como dos sistemas que apoiavam o processo. Estes operadores muitas vezes aprendiam com os operadores mais velhos, às vezes através de tentativa e erro, e trabalhavam dentro de um conjunto pré-definido de parâmetros. Eles tomavam decisões com base na forma de como eram treinados e se esforçavam para cumprir com as diretrizes e procedimentos para manter o status quo estabelecido.

Em muitos casos, quanto mais operadores contratados, melhor o sistema funcionava, pois cada operador se concentrava em uma máquina e / ou parte do processo, o que fazia dele / dela um especialista. Uma das vantagens dessa abordagem é que a compreensão profunda do operador sobre o processo o leva a uma rápida resolução de problemas, com inteligência no entendimento das questões.

Entretanto, a abordagem de ter operadores apenas com conhecimento linear profundo não é sustentável no mercado global competitivo e, inevitavelmente, o número de operadores vai diminuir ao longo do tempo, porque empregar um grande número de especialistas é muito caro para se manter e desenvolver.

Percebendo isso, muitos empregadores agora utilizam uma abordagem mais simples, baseada em trabalho em equipe,  na qual os trabalhadores passam por um ciclo de atuação em vários postos de trabalho, não só para permitir o compartilhamento de conhecimentos e crescimento profissional, mas também para cobrir a falta de recursos para especialistas em cada passo do processo. Isto tem sido eficaz para muitas empresas, mas a adoção de um software avançado é fundamental para evoluir ainda mais suas equipes e obter maior eficiência.

 

O OPERADOR DE HOJE

 

O operador moderno evoluiu para um profissional multitarefas, o que aumentou drasticamente as responsabilidades da função, tornando-o um “generalista”, que resolve problemas em tempo real e não especificamente especialista em apenas uma seção do processo. Hoje, o operador é um dos principais membros da equipe, e aumentar a eficiência desse papel por meio de uma melhor resposta do operador é fundamental.

Os operadores precisam ter capacidade para pensar, planejar e resolver problemas rapidamente, e utilizar um amplo conjunto de ferramentas de software para apresentar dados,  e automatizar análises de dados inteligentes e avançadas. As ferramentas certas podem fornecer o suporte necessário para compreender e solucionar problemas, tanto condições de rotina quanto exceções, permitindo decisões rápidas, fáceis e eficazes. Recursos avançados, como alarmes, tendências históricas, e análise preditiva estão ajudando os operadores a obter maior valor de eventos e informações de processo, aumentando a produtividade das empresas.

A adoção da tecnologia de software pode direcionar uma excelência organizacional, capacitando os operadores a:

  • Alavancar análise de dados de muitas fontes;
  • Tomar decisões objetivas baseadas em informações complexas em tempo real;
  • Compreender o sistema para resolver problemas de forma rápida e eficaz.

 

SOFTWARE PARA TOMADA DE DECISÃO

Há cerca de 30 anos , com a introdução de softwares para tomada de decisão , as tarefas tornaram-se mais automatizadas e o foco dos operadores mudou para a execução de tarefas em sistemas diferentes. A adoção maciça de ferramentas de software como o HMI (interface homem-máquina), SCADA (controle supervisório e aquisição de dados), MES (sistemas de execução de manufatura) e MI (inteligência de fabricação) resultou em significativos volumes de dados, com muito mais alarmes e eventos sendo produzidos, tornando os operadores cada vez mais importantes para sua equipe, por fornecerem o primeiro nível de interpretação.

OPERADOR DO PASSADO OPERADOR DE HOJE
Acompanhar o processo com base nos procedimentos pré-definidos Tomar decisões objetivas baseadas
em dados de tempo real
Trabalhar dentro de um papel funcional, linear Trabalhar em uma organização multi-tarefas
Manter conformidade com as normas definidas Contribuir para a condução de mudanças no processo
Tomar decisões independentes com base na formação Contribuir para a condução do processo de mudanças

 

Implementações de software que coletam a informação correta são fundamentais para permitir foco nas áreas que se alinham à forma como o negócio pretende operar. Os volumes incríveis de dados coletados a partir de vários sistemas podem, muitas vezes, levar a coleta de dados paralisante, na qual os operadores têm muito a trabalhar, sem a capacidade de concentrar-se no que é crítico ou em informações significativas para a tomada de decisão otimizada. Mas esses profissionais precisam ser capazes de compreender e agir sobre a informação, porque, em muitos casos, é o operador quem fornece a realidade do chão de fábrica e o conhecimento em tempo real e histórico às equipes de gestão e engenharia.

Sistemas de software têm evoluído para fornecer visualização e controle de dispositivos confiáveis, embora haja uma diferença significativa nas ferramentas de software em termos do nível de inteligência que adicionam aos dados. Soluções que incluem ferramentas informativas e analíticas são fundamentais, porque podem reduzir a necessidade de interpretação de dados brutos, permitindo que os operadores sejam solucionadores de problemas.

 

CONDUÇÃO EFICAZ DO OPERADOR E INTELIGÊNCIA

 

Os operadores precisam de ferramentas que os ajudem a se engajar, para que eles possam se aproveitar de análises poderosas e inteligência para a tomada de decisões críticas;   é como se todo o conhecimento de um engenheiro de processos fosse armazenado em um software, que aumenta a capacidade dos operadores para que eles respondam aos dados em tempo real.

Os operadores também precisam ser capazes de responder aos dados em tempo real que são disponibilizados por meio de computação móvel, conectividade instantânea e software de compartilhamento de conhecimento para reações mais rápidas e focadas.

Com operadores cada vez mais generalistas, a digitalização dos processos de trabalho para armazenar  conhecimento específico, bem como para garantir a segurança e repetição das operações é a chave para a eficiência. Soluções avançadas de software podem ajudar as empresas a apoiar os seus operadores, compartilhando informações vitais e transformando automaticamente os dados em informação relevante. Essas soluções têm características e funcionalidades para impulsionar a eficácia do operador e são especificamente desenvolvidas com foco em como os operadores interagem com o sistema, permitindo a tomada de decisão baseada em informações. Exemplos desses recursos incluem:

  • Maior atenção e foco – Substituindo telas com centenas de dados por telas com ajuda contextualizada, scripts automáticos para foco em aspectos relevantes e visualização melhorada do processo, facilitando a operação.
  • Fácil compartilhamento – Os operadores podem compartilhar dados por e-mail, capturar situações operacionais instantaneamente e registrar dados e atividades de tela para colaboração da equipe.
  • Interfaces Web – Os operadores podem ver, controlar e solucionar problemas do seu sistema com funcionalidade completa de qualquer lugar, proporcionando a mobilidade que é vital para o aumento da produtividade e colaboração.
  • Tendência histórica – Controle dinâmico de objetos nas telas permite aos operadores analisar as questões, identificar causas e tomar medidas para evitar problemas futuros.
  • Análises Automáticas – ferramentas analíticas permitem aos operadores reduzir o seu tempo de ação através da análise constante em tempo real, informações de alarmes e comparações com modelos históricos, mostrando claramente ao operador para o que está errado e por quê.
  • Análise Preditiva – Com alarme preventivo inteligente e eventos de falha, os operadores podem evitar proativamente problemas no processo, reduzindo tempos de parada.
  • Gestão de resposta a alarmes - Com os sistemas automaticamente orientando os procedimentos operacionais padrão, com base em alarmes em tempo real para os operadores, as empresas podem conduzir respostas mais rápidas e consistentes.
  • Soluções pré-definidas – soluções de software que preventivamente definem as entradas necessárias e produzem resultados conhecidos são fundamentais para gerar rapidamente valor para a operação.

 

UM OLHAR PARA O FUTURO

Os sistemas estão agora sendo implementados com grande participação do operador, afastando-se de soluções puramente funcionais e caminhando para sistemas inteligentes e analíticos. Grupos de TI e engenharia estão cada vez mais buscando a opinião do operador em iniciativas e compras de software e considerando como o sistema fornece valor apresentando informações aos usuários, e não apenas registrando dados. Há também uma crescente importância atribuída às plataformas colaborativas e softwares que analisam e fornecem informações com base em dados reais.

A necessidade de transformar dados em informações é essencial e as empresas não podem mais depender exclusivamente do conhecimento do operador, visto que se ele não estiver mais na empresa, todo o conhecimento é perdido., Capturar esse conhecimento vai ajudar os operadores a manter o conhecimento institucionalizado e permanente, diminuir a necessidade de treinamento e facilitar a curva de aprendizado para novos operadores que terão pouca ou nenhuma orientação, à medida que avançam em papéis que exigem a capacidade de pensar rapidamente e resolver problemas através da tomada de decisão objetiva.

operador

No futuro, é possível que haja a funcionalidade de chat, em tempo real,  que permitirá aos operadores conectarem-se com os engenheiros especialistas de acordo com sua demanda, com possibilidade de compartilhamento de telas, como um site de rede social dentro da própria empresa. Ao permitir que os operadores tenham acesso direto aos especialistas através de seus consoles, o conhecimento seria levado para fora da operação local, permitindo resolver problemas rapidamente e compreender dados com maior facilidade.

Também é importante notar que a introdução gradual de ferramentas do software é fundamental para a adoção de sistemas que permitam compartilhar conhecimentos e aumentar a eficácia do operador, como comprovaram muitas empresas que tiveram sucesso com essa abordagem em “camadas”. O mercado tem respondido com produtos que se complementam, permitindo aos operadores adotar novos sistemas de forma gradual e garantindo vitórias rápidas para as empresas, bem como valor sustentável a longo prazo.

Finalmente, a implementação de padrões de interoperabilidade dentro de conjuntos de software é fundamental para agilizar novos desenvolvimentos, enquanto proporcionam às empresas maior flexibilidade na seleção de módulos de diferentes fornecedores. Os fabricantes de software já não necessitam de códigos específicos para operar com produtos de terceiros. Hoje, são adotadas normas que conduzem a uma configuração point-and-click que aumenta significativamente a agilidade e flexibilidade para os clientes. Consequentemente, as empresas podem reduzir os custos de instalação e têm a capacidade de escolher os melhores módulos disponíveis, independente do fornecedor.

CONCLUSÃO

Já não são simplesmente operadores trabalhando dentro de seus limites funcionais tradicionais, com diretrizes e procedimentos estabelecidos para manter sua posição. É cada vez mais esperado que os operadores utilizem seu conhecimento para tomar decisões objetivas em tempo real, o que significa que eles precisam de uma compreensão mais profunda dos vários fatores que impactam suas operações e da capacidade de usar esse conhecimento para melhorar o planejamento e solução de problemas com mais medidas pró-ativas.

Soluções de software abrangentes e escaláveis estão ganhando muita atenção das empresas, porque elas podem agregar valor verdadeiro para todos os níveis da organização, com módulos específicos e fáceis de usar, que podem ser implementados rapidamente e são eficazes no apoio à decisão que os operadores precisam para solucionar problemas e condições de rotina.

Empresas inovadoras que reconhecem o valor do operador de hoje começaram a adotar ferramentas avançadas de software para apoiá-los como solucionadores de problemas, aumentando significativamente sua produtividade e eficiência, gerando vantagem competitiva.

3 Comentários

  1. Eu acredito que cada dia mais não teremos mais programadores e sim pessoas para analisar o processo, pois os software estariam tão completos que só haveria a necessidade de configurá-los.

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    • Seu comentário é bastante pertinente, Jordão. É notável que o emprego desses avançados softwares simplifica o cotidiano da indústria, liberando operadores e gestores para concentrar cada vez mais seus esforços em tarefas mais nobres e complexas.

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    • Concordo. Porém, não creio que tão rápido isso aconteça. É claro que a dificuldade de se programar, seja qual for o segmento do software, tem diminuído ao longo do tempo. Um robô industrial hoje tem uma interface tão simples e intuitiva que até mesmo um garoto de 15 anos pode interagir e manipulá-lo. Porém, o que ainda vale é o conceito de lógica, que nem todos conseguem assimilar com facilidade.

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